Páginas

Curriculo

Luciana Tognon
e-mail: lu.tognon@gmail.com

Graduanda em Artes do Corpo - Habilitação em Teatro, pela PUC - Pontifícia Universidade católica de São Paulo. Em 2010, cursou o Método do Ator, no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho. Pesquisadora das linguagens do teatro, artes plásticas e arte eletrônica. Em sua trajetória, trabalha com as poéticas que articulam linguagem analógica e tecnologias livres. Participou do ¨Projeto Cultura Digital. Governo Federal - MinC¨ como documentarista e pesquisadora de mídia independente, software livre, apropriação crítica de tecnologia. Entre 2000 e 2004 trabalhou como assistente de câmera e "video-assist"em longa-metragens e filmes publicitários. 


Formação Acadêmica/Titulação
2010 - Graduanda em Artes do Corpo, com habilitação em Teatro, pela 
PUC - Pontifícia Universidade católica de São Paulo.
Formação complementar
2003 - Editor de VT Técnico Profissionalizante.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Sao Paulo, Brasil  


Atuação profissional

2012 - Produtora e Assistente do artista multimídia Lucas Bambozzi, na obra - "Das Coisas Quebradas" - Máquina de consolidação de obsolescencia a partir de campos eletromagnéticos. Em exposição na 3a. Mostra de Arte Digital 3M, no Instituto Tomie Ohtake.

2012 - Editora Trip - 2012 - Editora de video
http://revistatrip.uol.com.br/tv, http://revistatpm.uol.com.br/tv-tpm

2012 - Radio Interofônica  (Projeto contemplado pelo Edital Interações Estéticas do MINC 2011)
Cartografia Social (ou Descartografia!) - Mapeamento das Artes Visuais e Sonoras de Cachoeira
"Produtora e Oficineira video e videomaping. Em parceria com Ronaldo Eli, Marcelo Wasen, Maíra Carbonieri e Mariana Novaes.

2011 - Festival Mini CurtasIntegrante do Juri, no Festival Mini-Curtas por celular, projeto que faz parte do PROGRAMA VIVO ARTE.MOV.
http://www.cultura.ba.gov.br/2011/08/05/vivo-arte-mov-e-governo-da-bahia-apresentam-minicurtas-festival-de-videos-por-celular/

2011 -  Networked Hacklab-BA - Laboratório para a difusão e a experimentação de linguagens audiovisuais, em Cachoeira-BA.
Produtora - O projeto aconteceu de agosto a dezembro de 2011 e tem parceria com a UFRB(Universidade Federal do Reconcavo da Bahia), e faz parte do Programa Vivo Lab, iniciativa cultural da Vivo que apóia projetos de arte, tecnologia digital e experimentação de linguagens em todo o país.

Descentro - Nó emergente de Ações Colaborativas - DESCENTRO
2010 - OficinaCena de Teatro e Mídia - Reflexões entre o real e o simulacro. Realizada na Escola Pataxó, Aldeia Velha-BA, durante Submidialogias2010 - SubTropicalismo, ainda que tardio.

Diphusa Digital Media e Art - DIPHUSA
2010 - "Arqueologia digital imediata" (o recentíssimo já é história).Descentro e  Arte.mov. Serie de videos em formato de pílulas e módulos que se agregam, ou se dispersam viralmente, discutindo as possibilidades de intervenção nas mídias, apontando perspectivas para um redimensionemento de seus usos, para fins sociais, artísticos ou políticos. Com Fabi Borges, Lucas Bambozzi e Marcus Bastus.

Universidade Federal da Bahia - UFBA

2010 - Oficina de Video Com Software Livre - "Projeto de extensao "Mulheres e Tecnologia": Teoria e práticas na cultura digital", (UFBA/IAHC), prof. Leonor Graciela Natansohn/Fapesb Oficina de Video(Cinelerra)

2011 - "Oficineira de Video Mapping" Aulas praticas sobre o uso dos softwares para edição de vídeo, e projeção de vídeo mapping, em tempo real, na arquitetura física local. Em parceria com Jean Habib.

2009 - ¨Imagens Irrecuperáveis¨ - SESC Pompeia. Oficina Experimental de Investigaçãosobre os limites físicos das fotografias digitais, com a recuperação de dados perdidos e alteracao aleatoria na formação de novas imagens digitais. Parceria com Guilherme Maranhão.

2009 - Oficina de Video Com Software Livre no Projeto PodCast Video¨ - Ferramentas Open Source - SESC Paulista. Iniciação ao uso de ferramentas audiovisuais a partir de textos literários. Em parceria com Louri Santos. 

2009 - 2010
 Oficina de Video Com Software Livre na "Oficina de Time-Lapsie - Quase todos os dias¨ - A oficina teve por base a produção de video a partir de fotografias captadas continuamente pelos participantes, ao longo de uma jornada. Parceria com Alberto Bitar - SESC Pompéia.

Centro Cultural da Juventude - CCJ
2009 - ¨Instalação de Chroma-key e Oficina de video com Chroma-key¨ CCJ - Centro Cultural da Juventude - Softwares utilizados : Cinelerra e Final Cut.

Projeto Governo Estadual " Acessa Escola" - AE
2009 - Fotógrafa no "Projeto do Governo Estadual Acessa Escola"- http://acessaescola.gov.br

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP-DF
2008 - Direção e Montagem de Video Institucional no¨Projeto Casa Brasil¨, Unidades Ceará. Governo Federal. Ministério do Planejamento Realização de Video Institucional.

Ponto de Cultura memórias do Olhar - PC
2008 - Oficineira de Edição de Video e Instalação de GNU-Linux no "Ponto de Cultura Memórias do Olhar" – Poá-SP 

Ministério da Cultura - MinC
2006 - 2007
Pesquisadora de Linguagens Multimidias no¨Projeto Cultura Digital. Governo Federal - MinC¨ Pesquisora de mídia independente, software livre, apropriação crítica de tecnologia e documentação audiovisual durante os Encontros de Conhecimentos Livres.

Fundação Bienal de São Paulo - FBSP
2002 - "Video-assist" na "25ª. Bienal de Artes", São Paulo-SP na filmagem da performance/instalação do grupo "Shelpa Ferro", dirigido por Lula Buarque, Conspiração Filmes. 

Conspiração Filmes - CF
2002 - 2a. Assistente de càmera, na Gravação do DVD "Gilberto Gil, Kaya na Gandaia"

SP Filmes - SPF
2001 - Assistente de càmera, no Longa Metragens: "O Príncipe", de Ugo Georgetti.

EH Filmes - EHF
2000 - Assistente de càmera, no Longa Metragens: "O Mar Por Testemunha", de Gustavo Lipztein.

Produtoras Paulistas de Filmes Publicitários

2000-2004 - Video-Assist/Assistente de Camera, na O2 FIlmes, Academias de Filmes, Margarida Filmes, Paradiso Filmes, Bossa Nova Filmes, Movie Art, dentre outras.